sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Férias


Bastou eu colocar o biquíni pra D. Consciência Pesada vir ter uma conserva comigo.
- Por que você não foi malhar? Você come demais. Você deveria aproveitar o seu tempo livre pra gastar energia e não dinheiro. Você vive dando desculpas pra não fazer nada.
Blá, blá, blá ... a conversa foi pesada.
Sentei na cadeira de praia e observei.
Observei uma mulher grávida. Ela comeu um pastel, um milho, tomou dois sorvetes e um suco, e depois ainda comeu uma maçã. Ela parecia satisfeita. Tinha o aval de poder tudo, querer tudo e comer de tudo. O bebê dava á ela condição plena e absoluta do poder tudo por 9 meses.
Olhei uma menina. Ela comeu um milho, bolacha, salgadinho com areia, tomou um sorvete e um guaraná e dormiu na canga da mãe. Ela estava tranqüila, alegre e de “top less”.
Vi uma mocinha. Ela não comeu pastel, nem milho, nem tomou sorvete. Só tomou água. Ela estava na dela. Conectada com seu IPOD, usava óculos escuro e chapéu. Todo um contexto para parecer mais madura, mais mulher.    
Notei uma senhora bem idosa. Ela também não comeu nada. Só fumou alguns cigarros e tomou duas caipirinhas de limão. Ela era dona das suas vontades. Tinha as unhas dos pés e das mãos pintadas de vermelho, a boca pintada de rosa choque, seu cabelo curto moderno pintado de preto azulão e usava um maiô púrpura.
Cada um delas eu vi feliz. Por um único motivo, cada uma vivia a sua verdade naquele momento. Estavam bem com seu corpo, cabeça e coração.
Se você quer ser inteligente, bonita, relaxada, gorda, magra, despojada, sarada, louca, feliz, triste, sem vergonha, abusada, neurótica... sei lá simplesmente SEJA! Não passe batido pela  história da sua vida.
O que importa é se garantir. É se bancar.
Se você se banca, aposte todas as suas fichas, viva e se jogue. Porque você vai ganhar.
Se você não se banca, procure outra verdade porque com certeza essa não é a sua. Pode ser a do outro, mas, a sua não é.
Eu já fui a menina, a grávida e a mocinha gatinha da praia.
Nesse momento da minha vida, ás vezes tenho dúvidas sobre o que estou sendo e vivendo. Não sei se isso também acontece com você.
Tudo bem, até porque crise existencial dá em todas as idades, e não só na adolescência.
O que me conforta e me faz seguir feliz apesar das incertezas, é acreditar que lá na frente, bem lá na frente, eu vou ser a senhora com as unhas pintadas de vermelho, cabelo pintado de loiro, usando meu maiô colorido e tomando minhas caipirinhas na praia. Totalmente dona da minha verdade.
E aí eu estarei de férias dessa Marcela chata que pega tanto no meu pé.    
Eu diria que todo mundo precisa de férias.
Férias de si mesmo por um tempo.

2 comentários:

Tiago Moralles at: 6 de janeiro de 2012 às 15:15 disse...

Precisamos de férias das coisas que nos incomodam, dos nossos atos desnecessários, das nossas vontades chatas, da nossa consciência pesada, dos nossos problemas, das nossas ansiedades, das nossas angústias, das nossas raivas e dos nossos problemas.
Assim, a gente pode tirar umas boas férias só com a gente mesmo, e quem sabe, não conhecer a nossa alma metade que tava perdida lá dentro em meio todas essas bagagens?
Beijos Má, e nem pense em tirar férias de mim hehehe.

Marcela Moretto at: 6 de janeiro de 2012 às 15:31 disse...

Tiago,
Vc consegue me surpreender sempre.
E fique sossegado, pq tudo que nos dá prazer e proporciona felicidade a gente leva junto nas férias, sendo assim.. vc não pode faltar.
Beijos
Obrigada por ler e comentar.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.