sexta-feira, 31 de julho de 2015

E aí tá faltando alguma coisa?


De novo e aí tá faltando alguma coisa? A pergunta é logo no começo do texto que é pra você pensar no que está faltando lá no final.
Sempre me pergunto se os bichos, cão, gato, papagaio, passarinho, tartaruga...estão satisfeitos com a vida.
Porque se tem nessa terra bicho insatisfeito, é o bicho homem.
Ao contrário dos bichos que aparentemente se contentam com suas vidas, nós somos seres vivos, seres humanos com vontade própria para sermos insatisfeitos.
Pode perguntar, faça o teste,  pergunte para si mesmo, ou para outra pessoa, tem sempre algo, alguma coisa ou alguém faltando  para a felicidade plena e total.
Dificilmente não falta nada.
E até se poeticamente, por gratidão, por conveniência, por resignação, ou por roteiro, ela, ou você disser que não falta nada, eu vou achar que nesse caso está faltando a verdade.
Ok. Tudo bem, pode ser mesmo que nada esteja faltando, pode ser que essa pessoa, ou você, esteja satisfeito com a vida, com seu trabalho, corpo, relação afetiva, com tudo que tem e onde chegou, acho bom! Acho ótimo!
Mas, no fundo sempre falta. Falta tempo, falta espaço, falta ler um livro, falta fazer uma viagem, falta ser promovido, falta ter um filho, falta fazer a pós, falta falar inglês, falta casar, falta esquecer o ex, falta jogar tudo pro alto e viver como se sonha. Falta muito essa que é a verdade.
Penso que falta querer menos, e assim mesmo ser mais.
“Não é preciso ter tudo para ter muito” li isso dia desses e concordo profundamente.
Quando queremos menos, esperamos menos, somos mais completos de alguma forma.  E isso não é papo de Buda. É fato.
Mas, falta coragem para dizer não pro consumismo mundial, pro exibicionismo pessoal, pro buraco que a gente quer sempre tampar pra não cair.
É assim, a gente vem pra essa terra pra encontrar o que está faltando.  Na gente, nos outros, na vida, no nosso caminho.
A vida se resume a uma busca pelo “x” que determina onde o tesouro está enterrado. E muitas vezes o tesouro está enterrado de baixo dos nossos pés. Bem assim, bem clichêzão mesmo.
O “x” está do nosso lado, à volta de todos que amamos, das coisas incompletas que cultivamos, está junto de nós.
Perceba que quando nossa vida está redonda, tudo no lugar certo, no tempo perfeito até nos segundos, tudo, exatamente tudo como a gente quer, a gente pega um trânsito e muitas vezes ao invés de curtir a música do rádio, a gente começa a pensar no que está faltando.
Pronto! Está feita a desgraça! A cabeça pira, vem uma avalanche de sentimento  e um vazio, porque falta alguma coisa. Loucamente normal.
Ò meu Deus o que precisamos para aceitar que talvez hipoteticamente não falte nada? Que está tudo beleza?!
Do que falta, tempo pode ser a resposta de muita gente e amor também.
Mas, não vamos focar em todas as faltas, vamos priorizar e aceitar que dá para viver com alguma falta. Que isso é perfeitamente aceitável.
Claro que tudo não dá pra ter e tudo também não pode faltar, porque aí fica difícil seguir.
E nesse momento vem a fé, e não falo aqui de religião para não agradar uns e desagradar outros, mas, dessa coisa muito forte e motivadora que nos move e nos ajuda a não desistir do que já temos.
E tem coisa mais importante do que aquilo que já temos? Seja um carro velho, os amigos desajustados, a família maluca, o emprego chato,  o conhecimento medíocre e pessoal, o amor correspondido do jeito mais imbecil, a casa que precisa de pintura, qualquer coisa que temos é nosso. E é muito, muito valioso.
Mas, como disse anteriormente somos seres humanos com vontade própria para sermos insatisfeitos, e talvez de proposito somos assim, para não parar, para olhar adiante e continuar.
Normalmente em algum tempo da vida, ou mais no final dela, já não estamos assim tão exigentes, e quase não falta mais nada.  Justamente nesse tempo e por não faltar mais quase nada, adoecemos.
Vamos definhando nossos sonhos, nossas vontades em algum canto dentro de nós e morremos.
Então, essa falta que nos persegue a vida toda , não é assim tão ruim.
Ela nos ajuda a viver. Ela faz aquele pontilhado na vida que se você seguir e completar, lá no final vai formar um desenho, uma história bonita pra contar. A minha, a sua história de vida.
Eu não sei o que está faltando na sua vida, na minha faltam algumas coisas. E eu sou feliz com isso. Eu torço para sempre faltar o suficiente para eu continuar e o insuficiente para determinar que eu pare.
Que a falta seja justa e equilibrada, na dose certa e exata conforme merecimento.
Simples e bem complicado, como é e tem que ser. Afinal, isso é viver.

0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.