quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Regra e Exceção.


Fui jantar com um amigo. Entre uma taça de vinho e outra falamos de muitos assuntos.
Falamos de regra e exceção. O assunto me fez refletir.
O que é regra e exceção hoje?
Antes ter pais separados era exceção hoje é regra. Antes ter 2,3, filhos era regra, hoje é ter um filho só, ou ás vezes ter um bicho de estimação. Antes casar virgem era regra hoje é exceção.
A lista é enorme de coisas que eram regra e viraram exceção e vice versa.
E na minha vida o que era regra e virou exceção? E na sua?
Ter uma família perfeita, fazer faculdade, casar, ter filho, um trabalho excelente, e viver feliz para sempre era regra. Hoje é exceção.
Atualmente me contento em ter bons momentos com alguém especial (isso incluí  muitas risadas, confiança, companheirismo, sexo e alguns projetos comuns), ter uma família que tem problemas (igual a todo mundo) mas, que eu posso contar sempre, ter um trabalho que pague as minhas contas e alguns luxos (poucos)  e por ai vai..   
Não é mais regra pensar em ter muitas coisas, acumular supérfluos, e aqui vale uma lista de A a Z. A regra é ter menos de coisas menos relevantes. Comodismo?! Não sei. No mínimo é honesto adotar uma postura madura diante das minhas espectativas e alinhar com á minha realidade.
É natural as coisas mudarem. Ainda bem.
Homem antes se apaixonava por uma mulher, casava, tinha filhos, se tornava um profissional de sucesso. Era regra fingir que era feliz.
A regra hoje é ter coragem para assumir o que quer e gosta, com seus ônus e bônus.
Regra é a ordem comum, segue o que a grande maioria quer e faz. Exceção é um caso raro, particular e isolado.
Uma regra imutável é querer ser feliz. Não para sempre. Um pouco cada dia sim.
Uma exceção imutável é querer ser feliz absolutamente sem regras. Simplesmente não dá.
Num filme de amor, regra era o mocinho ficar com a mocinha. Hoje no filme de amor a mocinha descobre que o mocinho é um tonto e fica com quem ela mais gosta de estar e confia, o melhor amigo.
Ter um caso virou regra, já um verdadeiro amor exceção.
Terminamos o jantar. Concluímos algumas coisas e discordamos muito. É o universo feminino e o masculino tentando se entender nas diferenças.
No final eu disse: antes as mulheres saiam com suas amigas e só falavam de filhos, cabelo, moda, educação, marido/namorado.. (ainda saem e fazem isso) era regra.
Mas, hoje tem mulheres que saem com seus amigos homens, falam de política, corrida, carro, sexo, filhos, separação....etc.. se divertem com eles e se tornam mulheres melhores, porque são uma exceção.
Eu faço parte desse time.

2 comentários:

Anônimo at: 16 de dezembro de 2011 às 08:02 disse...

Marcela,
Regras são sempre chatas e comuns.
Por isso você sempre foi exceção.
Ângelo

Marcela Moretto at: 17 de dezembro de 2011 às 06:08 disse...

Angelo,
meu amigo vc me conhece bem e pode dizer isso...rs Adorei o comentário!
Só acrescentaria um SOMOS exceção!rs
Beijo grande.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.