segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O que você quer ser quando crescer?


Eu sempre quis ser Advogada. Acabei fazendo Administração. Depois de 15 anos de formada (o número está certo, não se assuste), participei essa semana do 1º encontro da turma da faculdade.
Uma delícia rever todo mundo, ou melhor, quase todos, alguns não foram. A equação [(algumas pessoas x 15 anos) - cabelo + alguns quilos + um pouco de barriga + filhos + casamento] = o tempo passou e a fila andou pra todo mundo, foi resolvida por todos. Mas, cada um obteve um resultado. Pra essa equação não existe um gabarito.
Cada um seguiu seu caminho, alguns trabalham na área, outros tomaram rumos diferentes.
Outro dia num evento do meu trabalho, numa escola tinha um painel no corredor com os desenhos de alunos do primário. O painel tinha o título "O que você quer ser quando crescer?". No painel havia desenhos do que cada um queria ser. A Carolina queria ser médica, o Pedro bombeiro, o Eduardo Advogado, a Maria Clara bailarina.... e o Caio queria VOAR!
Parei e olhei com cuidado o desenho do Caio. Era um menino com asas. Lindo demais. Quando somos crianças queremos ter super poderes, e nos igualar aos heróis. Portanto, querer voar é algo aceitável nessa idade.
Tem gente que vive mais voando do que aqui na terra. Consegue viver além disso tudo, dessa loucura de fazer tudo dar certo todos os dias. Eu admiro isso.
Voltando...no encontro da faculdade conversando com uma amiga ela me disse: "tô com quarenta e poucos anos, e não sei o que tá acontecendo comigo, tô gostando de coisas que não gostava, vendo as coisas diferentes, querendo viver outras experiências, tô com vontades muito loucas"... eu dei risada. Fora tudo que possa estar se passando na cabeça dela, hormônios são isso, uma volta de 24hs numa montanha russa. Ou, isso tudo está acontecendo porque as asas dela estão começando a crescer.
Ela continuo dizendo: "a vida deu um jeito de me prender no chão, deu um jeito de me segurar, senão, não sei o que teria sido". Comigo também foi assim.
A vida podou as minhas asas. Fiz muita coisa, mas, voei pouco. Tive algumas responsabilidades fora de hora, isso me fez crescer e não voar.
Quando estava indo embora do evento na escola, dei mais uma olhada no desenho do Caio. Fiquei com uma vontade imensa de escrever pra ele. Teria escrito: "Caio, querido seu desenho é lindo, e a sua vontade de querer voar também. Prometa pra mim que você não vai deixar que a vida te faça rastejante, terrestre, confinado. Que você veja esse mesmo desenho daqui  há 30 anos, sorria e diga EU VOEI! , por fim Caio, te desejo sorte e coragem nesse grande vôo".
Todo mundo tem asas. Tem gente que tem asas grandes, pequenas, atrofiadas, cortadas, amarradas, livres...mas, elas existem.
Uma andorinha tem uma asinha, uma águia tem uma asa enorme. As duas podem voar para onde quiser. As duas são iguais, as duas voam. Numa gaiola as duas também são iguais, as duas são infelizes, as duas estão presas.
Voar não depende de tamanho, de ter dinheiro, de ser isso ou aquilo...só depende de fazer o que se gosta, o que te realiza, em todos os sentidos da sua vida. Eu entendo é difícil. Isso também não significa ser irresponsável, inconseqüente, magoar pessoas.
O ser humano é perito em se sabotar. Constantemente, e inconscientemente (será?!) damos um jeito de manter as nossas asas bem comportadas. E quando isso escapa ao nosso controle, quando as nossas asas crescem demais ficamos paranóicos e com medo das nossas novas vontades e dos novos caminhos.
E todo mundo começa a dizer: "você viu fulano tá louco! pediu demissão e foi morar na Austrália. Você viu a sicrana acabou com um casamento de 20 anos. Só pode ter pirado!"
Pude notar superficialmente que a turma da faculdade está feliz, se todos estão voando não sei. Isso é muito particular.
Só sei que hoje quando acordei e me olhei no espelho, pude jurar que vi duas asas pequenas crescendo nas minhas costas.
E eu só desejo que elas se tornem grandes e rebeldes o suficientes pra me fazer voar, sair desse chão.
Pro Caio continuo desejando sorte e coragem, e pra você desejo, um par enorme, lindo e forte de asas.
Já passou da hora de sairmos dessa gaiola.

7 comentários:

Anônimo at: 13 de fevereiro de 2012 às 10:40 disse...

Belo texto!
Aproveita o CONSELHO recomendado a todos as suas leitoras (es) e VOE MUITO TAMBÉM, AINDA HÁ MUITO TEMPO!
BJKAS.

GalloMosh at: 13 de fevereiro de 2012 às 15:42 disse...

The Flight of Icarus (Iron Maiden)


É verdade !! É mesmo verdade, Má !! Todos nós podemos ter, estas asas !! Não apenas quando somos crianças. Nunca é tarde nessa vida, para liberarmos nossos sonhos e fantasias. Nunca mesmo !!!
Assim como Ícaro sonhou uma vez, para chegar tão alto, que poderia tocar o Sol. Infelizmente as asas dele, eram frágeis e derreteram com o calor.
As minhas neste momento da minha vida estão um pouco machucadas, atrofiadas e presas !! Mas estão aqui comigo !!
E vc sabe muito bem que já voei muito, nesta vida !! E posso te garantir que voar é muito bom !! Alguns destes, me levaram a construir um ninho, inclusive !! O Kaian é prova viva e incontestável destas planadas que dei por ai !! Sem estes vôos, nunca teria chegado até aqui.
Posso até lhe garantir, que um vôo solo, pode ser um experiência fantástica !! Mas por outro lado pode ser complicado para enfrentar as tempestades, tormentas e ventanias que com cerveja, aparecerão no nosso caminho.
Bom mesmo é quando temos o privilégio de encontrar uma parceira(o) para juntos, alcançarmos vôos cada vez mais altos. È raro, mas podemos encontrar isso, sim !! Asas parecidas com as nossas e prontas para decolar, e voar mais alto que o Sol e juntos formarmos uma base sólida e duradoura para construirmos um magnífico ninho. Termos a certeza e a garantia de que voltaremos juntos para este ninho. Queria que as minhas asas fossem enormes, fortes e invioláveis para poder abraçar e proteger todos que amamos, dentro deste ninho !!
Mas como nesta vida, nada é muito fácil, em um belo dia esta parceria pode se desfazer. Pelo simples fato de uma das partes acordar e esquecer-se completamente para que exatamente elas servem ou foram feitas. Pode achar, que são tão vulneráveis como as de Ícaro, preferem não arriscar estes vôos mais altos, como medo de cair. Medo de machucar-se ao extremo.
È muito mais fácil se esconder no ninho da família, ou em ninhos próximos do que construir o seu próprio ninho. Viver de migalhas é muito triste e me desculpe o trocadinho: É mesmo uma pena !!!

Beijão Má !!

Gallo

Marcela Moretto at: 14 de fevereiro de 2012 às 07:51 disse...

Anônimo, rs

Conselho dado, conselho aceitado!

Beijos

Marcela Moretto at: 14 de fevereiro de 2012 às 07:54 disse...

Gallo,

Meu amigo, lindas as suas palavras!
Tantas e tantas são as nossas conversas sobre as nossas histórias, encontros e desencontros... enfim, espero que a gente consiga voar novamente, como já aconteceu, e que nesse voar, a gente encontre razãoes suficientes para querer de novo um ninho.
Te adoro meu amigo.
Beijos

Cris at: 16 de fevereiro de 2012 às 04:33 disse...

Amiga adorei seu ''tema'' VOAR..
Quem não tem a coragem de voar um pucadinho que seja, pode ter a certeza que um dia vai olhar para o espelho e se perguntar ''-Mas o que deixei de fazer ? Porque não fui ? E assim vai, muitos admite mas outros omite. Bem não estamos aqui para resolver os problemas alheios mas sim para provocar um questionamento em cada um de nós.
E realmente o tempo não para, a fila anda e nós fazemos parte de tudo isto,querida vamos voar e deixar de lado alguns anzóis que nos enroscam.
Um lindo dia e um ótimo carnaval...E vamos tirar as algemas que nós mesmas colocamos e vamos VOAR..
Beijos..

Marcela Moretto at: 20 de fevereiro de 2012 às 03:52 disse...

Acacia,

Esse "voar" tem sido uma experiência forte de realidade e sonho. Voar não é pra qualquer um ... só voa que tem asas. E nós temos!
Beijos

Marcela Moretto at: 20 de fevereiro de 2012 às 03:58 disse...

Cris,

Conto com você pra seguir esse vôo... pq sei que vc é como eu... tem coragem e vontade.

Beijos

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.