sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Presente de Aniversário


Peguei minha caixa. Eu tenho uma caixa que tem um montão de coisas. Lembranças. Coisas desses 38 anos.
São agendas, fotos, cartas, bilhetes, coisinhas miúdas de grande valor.
Você tem uma caixa? O que tem nela?
Sentei na minha cama. Abri a caixa. De lá saiu tudo.O quarto ficou cheio de risadas, aventuras, algum sofrimento, amores, sonhos, lágrimas de saudades, realizações.. o quarto se encheu da minha história.
Achei tanta coisa esquecida. Achei uma prova de matemática, que eu tirei 9,0 sem colar! (fato raro). Achei um bilhete de correio elegante dizendo:"para caipira mais chique e linda que conheço e que roubou meu coração"...rs
Achei meu primeiro holerite. Uauuu!! até que eu ganhava bem. Achei meu convite de formatura, onde eu fui a oradora de turma. Achei também o convite da minha primeira apresentação do Ballet.
Achei bilhetes de classe. Achei uma foto minha de biquíni asa delta. (Essa foto escondi. Tenho meus motivos).
Achei um cheque sem fundos de R$ 24,00, pela data do cheque eu tinha 18 anos. Com o tempo aprendi que ter cheque e cartão não significa ter dinheiro e minha mãe agradece até hoje por eu ter aprendido isso.
Achei uma receita de arroz, que tinha uma observação minha dizendo: "ficou papa, e um pouco salgado". Hoje meu arroz é ótimo. A gente evolui, na cozinha e na vida.
Achei a carta que escrevi pro meu filho, um dia antes dele nascer. Chorei. Porque percebi o quanto era menina tentando ser mulher, o quanto estava com medo de não ser boa pra ele, de não dar certo.  Parei e agradeci porque até agora tudo foi perfeito, porque estou me saindo bem nesse papel, e por ele ser um menino incrível!
Achei uma carta endereçada a mim mesma, no dia que sai de casa depois de 7 anos de casada. Era uma carta cheia de coragem, me incentivando a me descobrir de novo, a ir atrás da Marcela que ficou perdida no meio de tantas incertezas. Nesse momento ser forte pra dizer chega, pra recomeçar valeu a pena.
Achei uma foto com meus irmãos e minha mãe com chapéu de boiadeiro, que tiramos nas férias. Cada um de nós num cavalo com um capataz tocando vaca. Achei um cartão de aniversário lindo do meu pai pra mim. O cartão com aquela letra impecável, o português perfeito e cheio do humor do meu pai bem a cara dele. Achei as fotos de uma viagem pra Cancun, que paguei com meu dinheiro e fui sozinha. Só no avião percebi que havia exagerado na questão "ser bem resolvida", porque só tinha gente namorando, noivos ou em lua de mel. Mesmo assim me diverti muito, fiz amigos e desci do avião namorando.  
De repente minha cama estava cheia de papéis, fotos... tudo estava ali espalhado, acomodado, assim como está em mim. Quase pude tocar toda alegria de ter vivido tudo aquilo, quase pude sentir todo desejo, todo colorido e todo som que essas coisas tem na minha vida.
Achei um álbum do meu aniversário de 22 anos no meu sítio. Uma festa linda! A primeira foto do álbum era eu cortando o bolo e fazendo o meu pedido de aniversário.
Nesse momento fechei meus olhos e fiz meu pedido de hoje. O pedido foi: "eu quero sempre, sempre, lembrar de tudo. Não quero esquecer nada, nem um dia, nem uma pessoa que passou ou está na minha vida. Eu quero que meu coração seja sempre assim aberto pra tudo, que meus olhos possam enxergar a beleza simples das coisas, que meus pés continuem dançando essa música que toca dentro de mim, que meus braços sejam fortes pra segurar o que precisa ficar e soltar o que precisa ir. Que a minha cabeça tenha algum equilíbrio pra eu não me machucar, que eu não esqueça nunca da som da minha risada, porque em vários momentos foi isso que me fez seguir até aqui."
Dizem que se a gente conta o que pediu, o pedido não se realiza. Mas, eu sou abusada, acredito que a vida vai continuar me presenteando, porque sou uma boa menina.
No meu aniversário de 38 anos, não me dei um vestido, uma sandália, uma viagem de presente. Esse ano me dei de presente uma caixa de lembranças. Me dei mais uma vez a oportunidade de me reconhecer em cada parte da minha história.
E acho que Deus deve ser um sujeito que realmente me conhece, porque ele fez tudo do jeito que eu gosto, da maneira que eu aguento e que me fez crescer. 
Fui dormir dizendo pra mim: "hoje eu tenho 38 anos, um filho, minha família, meus amigos e uma caixa de lembranças...sou feliz, tenho meus tesouros."
E agora esse texto vai pra minha caixa. E um dia esse texto vai ser lido novamente, quem sabe será na minha festa de 50 anos. 
E quem sabe você estará lá também, sinceramente será um prazer dividir o bolo com você.






6 comentários:

Tiago Moralles at: 24 de fevereiro de 2012 às 17:28 disse...

Nunca abri minha caixa.
A saudade tem cheiro de mofo, às vezes.
Tenho medo de ficar com alergia das lembranças.
Vou esperar mais um pouco.

Marcela Moretto at: 24 de fevereiro de 2012 às 18:36 disse...

Ti,
Gostei do seu comentário, vou levar em consideração...mas, vc já faz parte da minha caixa. E adoro lembrar das coisas que aconteceu com a gente, pq pra mim tem cheiro de paixão.
Beijos

Waldir Mello at: 26 de fevereiro de 2012 às 06:57 disse...

Uma caixa de lembranças, com ricas recordações.
Marcela, você discorre sobre o tema com extrema facilidade e leveza, são pinceladas divertidas e ao mesmo tempo comoventes, por exemplo onde você relembra a carta na véspera do nascimento do seu filho.Tem também o seu pedido.Ali está o retrato da escritora (lembrei de J.Joyce ), uma pessoa desapegada, generosa, humilde, mãe-menina-mulher, uma artista.
Adorei esse texto, e com certeza a vida continuará a presentea-la . Deus lhe deu o dom de escrever com maestria e elegância, e eu assim como os leitores, temos o privilegio de podermos apreciar tão deliciosa leitura.Parabéns!

Marcela Moretto at: 26 de fevereiro de 2012 às 12:56 disse...

Waldir,

Sempre quando acabo de escrever, me pergunto será que as pessoas vão gostar de ler esse texto? Será que elas vão sentir a mesma verdade, e sentimento que eu? E tenho tido a feliz surpresa de receber das pessoas carinho, mas principalmente sentimentos parecidos com os meus. Isso é tão bom, porque me aproxima das pessoas. Escrever tem sido maravilhoso...um grande presente.
Obrigada mais uma vez.
Beijos

Dandan at: 28 de fevereiro de 2012 às 16:46 disse...

Nossa Ma, que delicia de texto. Me fez lembrar da minha caixinha de lembranças...da uma saudades...saudades de um tempo que infelizmente não volta mais. Mas, graças a Deus, ELE tb tem sido bem generoso comigo :)
Eu espero que eu faca parte da sua caixa de lembranças. Adoro vc.

Marcela Moretto at: 1 de março de 2012 às 12:27 disse...

Dandan...

Deus sabe que vc é uma mocinha muito querida e especial! Ele com certeza vai cuidar pra que a sua caixa só tenha coisas boas. Vc tá na minha caixa, e nas minhas boas lembranças. Adoro-te tb.
Beijos querida.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.