quinta-feira, 12 de julho de 2012

(Re) Significado




Essa semana ouvi essa expressão RE SIGNIFICADO. Ela não existe na gramática. Mas no popular cai bem.
No contexto em que eu escutei essa palavra, ela dizia pra mim, que eu constantemente vivo coisas semelhantes, a história se repete por algum motivo, mas que eu não precisava dar para o fato o mesmo significado de antes. Mas podia sim, dar um re significado e dessa maneira atuar de uma forma diferente na situação. Consequentemente evitando outros problemas iguais.
Interessante isso quando você toma consciência.  No fundo isso nada mais é do que uma releitura, um novo olhar sobre algo que volta, ou que aparece no cenário mas com personagens diferentes.
Quantas histórias se repetiram na sua vida? Quais histórias se repetem? De amor, de dor, de felicidade, de conquista, de sucesso, de perda??
Pensei muito sobre isso. E resolvi levar isso bem á sério, e não só no conveniente“é  destino”.  Decidi fazer uma releitura, dar um re significado pra tudo. Pra cada coisa simples que eu estou vivendo, que vivi e pra cada pessoa que na minha vida está, ou passou. É cansativo fazer isso de forma lúcida.
Porque é muito natural agir no piloto automático. Mas é justamente o automático que te sabota, que te distrai e faz você sempre se comportar do jeito mais previsível.
Escutei mais. Que por razões óbvias não dá pra voltar a ter 3 anos, não dá pra voltar a ter 9 anos...ou seja a idade que for, pra resolver coisas, frustrações, corrigir  erros. Não dá pra você ter 15 anos de novo e dizer pro menino “nerd” da sua classe “olha eu vou aproveitar a vida com o bonitão da classe, mas vou casar com você, porque sei que você vai ser um cara incrível lá na frente”. Não dá. Não funciona assim.
Dá pra ter 38 anos e ver que daqui pra frente você pode ler tudo que passou na sua vida de uma forma diferente. Mais limpa, mais honesta. Talvez você queira ler tudo de forma exatamente igual, mas aí é a vida e escolha de cada um.
O fato é, mesmo que a história volte, mesmo que seja a mesma situação, a mesma pessoa, nunca será igual. É um outro momento, e pode ter um re significado melhor, mais maduro, mais pé no chão ou mais no céu, depende da situação, do sentimento agora.
Nós vivemos buscando dar significado pra tudo. Mas e dar um re significado?
Será que aquela briga com a sua amiga, com seus pais teria o mesmo significado agora?
Será que o término da relação hoje terá o mesmo significado ano que vem, quando você estará amando novamente?
Será que a escolha de casar, ter filhos teria o mesmo significado nesse momento?
Será que ser advogado, dentista, tem o mesmo significado de quando você por paixão, ou modismo escolheu isso?
O que em algum momento foi grande pra caramba, torna-se minúsculo logo ali dobrando a esquina.
O que não fazia sentido algum, vira a melhor coisa do mundo.
É o re significado que Deus dá pra tudo, mostrando pra você, pra mim, que não temos o controle do que vai acontecer daqui há 5 minutos... mas podemos re significar tudo da melhor maneira possível, e essa é a parte mais legal da brincadeira.
Eu te faço esse convite hoje. Mexe nessa gaveta, bagunça tudo ai... lembranças, emoções, amores, perdas, vitórias... e dê pra tudo isso um re significado maravilhoso e diferente.
Por que você faria isso?
Porque ler um livro uma vez é bom, te ensina, mas reler a sua história, o livro da sua vida com óculos de grau aumentado... dá um re significado melhor! Palavra de uma míope.  

0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.