quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pedro, o gentil



Semana passada estava na Avenida do Estado e fui fechada por um caminhão. Por sorte, instinto, e milagre consegui desviar da colisão. Mas, acabei batendo a roda do carro naquelas tartarugas que ficam fixas no chão.
Um rapaz que estava no carro ao lado, buzinou e disse: “Moça, seu pneu tá no chão. Tem um posto logo ali na frente, para o carro lá e calibra o pneu”.
Agradeci e parei o carro no posto à frente. Ele também parou. Desceu do carro e disse: “Eu calibro o pneu pra você”. Desci do carro e agradeci novamente.
Porém, o pneu havia furado.
Ele no mesmo momento e sem eu pedir se prontificou em trocar o pneu.
Gente para tudo! Eram 8 horas da manhã do domingo, o moço estava todo arrumado e provavelmente indo para algum compromisso e teve a gentileza de me ajudar. Inclusive com uma coisa que não é muito legal, trocar pneu.
Você pode dizer safado! Xaveco! Golpe! Pegadinha!
Mas, de verdade não foi nada disso. Foi GENTILEZA. E escrevo em letras maiúsculas porque qualquer pequena gentileza é grande.
Já notou que o mundo está menos gentil?  O mundo está bruto. Assim como nós.
Quando alguém se presta a fazer alguma coisa boa por nós, na ora ficamos desconfiados. Somos desconfiados por natureza ou precaução. Mas, se alguém nos trata mal, nos passa a perna ok! Afinal, é assim que é.
Então, NÃO é!  Tem gente gentil assim como Pedro que faz coisas boas numa boa. Só esperando, e ás vezes nem esperando, um obrigado e um sorriso. Porque foi isso que ele ganhou de mim, um obrigada e um sorriso.
Quando ele constatou o furo no pneu, outro moço que estava abastecendo o carro, também se ofereceu para trocar o pneu.
Os dois estavam arrumados, eram simpáticos e pareciam boas pessoas. Mas, foi a atitude deles que me desconcertou.
Tirando a parte hilária, porque os dois estavam brigando pra ver quem trocava o pneu, foi a atitude que me ganhou.
Detalhe: Eu estava de chinelo, regata e shorts, com cara de quem tinha acabado de acordar. E tinha mesmo, só estava indo comprar comida para os meus gatos.
Só para constar nos “autos” não estava linda de morrer. De novo foi só GENTILEZA. Dos dois.
O Pedro acabou ganhando a queda de braço e trocou o pneu. O outro moço foi embora.
Que bacana ver dois homens brigando para serem gentis.  Qualquer feminista de carteirinha diria: “Esses homens são patéticos querendo exercer sua masculinidade”.  Como eu não sou feminista, eu gostei.
Putz, sério o mundo podia estar cheio de gente disposta, solicita e gentil.
Ai eu falei: “Pedro você foi muito bacana, parou aqui e deu essa força. Obrigada!”
Ele respondeu: “Que nada tá tudo certo. Toda vez que vejo uma mulher numa situação complicada penso na minha mãe e na minha irmã, ai não tem jeito é maior que eu, eu paro e ajudo”.
Essa é a resposta. Se a gente começar a pensar no outro como sendo alguém do nosso sangue, da nossa casa, da nossa família, acho que há uma boa chance de nos tornarmos mais gentis.
No geral procuro ser educada, mas, tenho meus dias de fúria. Fico brava, sem paciência, seca. Sim eu me comporto assim como todo mundo.
Contudo, desde que aconteceu isso com o Pedro, eu me sinto constrangida, desconfortável, quando me comporto de qualquer jeito.
Na mesma ora me vem ele na cabeça e a postura dele.
Bom, estou me policiando. Vigiando as minhas atitudes. Não é fácil. Ou é?!
O Pedro me ensinou depois de velha que gentileza não tem dia, nem hora. Gentileza tem vontade de ser, fazer e acontecer.
Sei lá se porque é dezembro mas, acho válido falar disso agora. Dezembro é o mês que o mundo se compadece de bons sentimentos, de boas atitudes. Um pouco sazonal essa bondade mas, enfim tá valendo.
Pode ser marketing. Que seja então o marketing do BEM que fazem as pessoas mudarem suas condutas. Que seja o gatilho para as coisas se tornarem melhores, com pessoas mais gentis.
Proponho o exercício: Hoje fale mais obrigado, sorria espontaneamente para um desconhecido, peça licença, abra a porta para alguém, ajude um idoso, não xingue no trânsito, mande beijo (como eu já fiz), diga bom dia! desejando de fato que o dia dessa pessoa seja bom, faça um favor sem interesse.
Você vai ver, parece muito, muito estranho, mas, uma onda de satisfação corre pelo sangue, esquenta o coração, e te deixa feliz.
É simples ser gentil com quem amamos, é gostoso ser reconhecido por isso. Mas, e com quem a gente não conhece?
Não espere nada em troca. Apenas um obrigado de volta.
Essa é a moeda da gentileza. OBRIGADO. Agradecimento. Gratidão.
Essa moeda tem valor. E muito!
Aproveite todo momento para ser gentil. Não precisa sair por ai trocando pneu, mas, faça o que está ao seu alcance.
Como dizem gentileza gera gentileza. Esse é um efeito dominó bom.
Gentileza não pesa, é bem levinha. Gentileza pode/deve ser usada sem moderação, sem restrição. Em qualquer momento cabe, nunca sai de moda, nunca deixa você na mão.
Aproveito para dizer obrigada por parar seus afazeres e ler o texto hoje. E se ele puder fazer mais por você, fico muito feliz.
De alguma forma ajudar a sua, a minha vida a ser mais leve e mais gentil é ajudar o mundo todo.
Pedro, valeu mesmo cara.

2 comentários:

Luana Passarinho at: 14 de dezembro de 2012 às 03:24 disse...

Eu sempre tenho que dizer que é uma delícia te ler.
Nós colhemos o que plantamos. Você é um doce, a gentileza em pessoa, o Pedro tinha que aparecer e não importa, era pra ser com você.
Parabéns por todos os textos, pelo lindo blog. Sinto uma menina tornando-se um "monstro mulher", grandona. Quero ver livro seu um dia, com todas essas suas coisinhas divertidas que vem da sua vida, que vem de ti.

Muita luz, muito amor, muita alegria.
Li cuido e li amo, Flores!

Marcela Moretto at: 14 de dezembro de 2012 às 07:31 disse...

Flor Passarinho...
A vida fez a gentileza de me dar a sua amizade, seu carinho, suas palavras, seus olhos, seus cuidados..
Vc faz parte de tudo que sou tb, pq vc tb é um "monstro mulher". Obrigada por vc aparecer na minha vida quando eu muito precisei, obrigada por continuar aqui comigo sempre.
Te amo eternamente.
Saudades infinitas de vc!
Beijo no seu coração

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.