quinta-feira, 16 de maio de 2013

Afrodite, essa "Deusinha" insuportável



Para quem nunca ouviu falar, Afrodite foi na mitologia grega a Deusa do amor, da beleza e da senxualidade. Diz-se que nunca houve mulher mais linda, sensual e irresistível! 
Diz-se que foi casada, mas, teve muitos amantes. Amantes! Deuses gregos lindos, poderosos e alguns mortais porque ninguém é de ferro. Ela queria, ela tinha! Homem nenhum á resistia.
Nem preciso dizer que essa mulherzinha deve ter mexido com o código genético do mundo feminino, porque todas, quase todas, ou 99% das mulheres, temos um pouco desse desejo de sermos belas, sensuais e irresistíveis.
Não medimos esforço, sacríficio e dinheiro.
Haja vista que um mercado que nunca está em crise é o da beleza. Hoje a mulher pode até ser feia, mas, ela faz mão, tira sobrancelhas, pinta o cabelo, se depila... sei lá! alguma coisa, mesmo a mulher mais sem vaidade do mundo, faz para se ver e se sentir mais bonita.
Fiquei imaginando como seria essa Afrodite. Joguei no google imagens. E apareceu uma mulher na maioria das vezes clara, ruiva, as vezes loira, olhos claros, cabelos compridos, corpo bem feminino, bem contornado e uma barriga meio saliente (tá vendo até Afrodite, a mulher mais linda do Olimpo, tinha uma barriguinha mínima). 
Achei ela bonita para época. Hoje talvez não faria muito sucesso. Queria ver como se sairia essa tal Afrodite no meio desse bando de mulher bonita/gostosa que tem aqui no Brasil. Ah!ela ia ficar bem insegura com suas celulites.
Na verdade estar bonita, deixa a gente mais segura. Quando estamos bem vestidas, e aqui vale o estilo e personalidade de cada uma, quando estamos confortáveis com o nosso corpo, nós ficamos á vontade dentro na nossa própria pele.
E como é bom se sentir á vontade dentro da nossa pele.
Falando com algumas amigas, cada uma reclamava de alguma coisa. Uma queria fazer um laser para pele, outra queria fazer "reaction" para flacidez e celulite, outra ia cortar o cabelo... e eu?! ah! eu queria tudo isso, o combo todo por R$200,00.
Porque vou dizer uma coisa se beleza é fundamental, hoje ter "caixa" para ter a beleza é mais que fundamental. Não tem milagre! Ficar linda de viver é bem possível, tem jeito pra tudo! Mas, esse "jeito pra tudo" é bem caro.
Mulher gasta para ficar bonita, ou apresentável. Gasta dinheiro, tempo e energia.
E tudo isso para que? Porque? Pra quem?
Se a sua resposta for: para mim mesma, parabéns! você alcançou uma maturidade e superioridade inquestionável. Mas, sabemos que na maioria das vezes essa não é a verdade da coisa.
Lendo um post essa semana, que alguém publicou, não me lembro quem (desculpa minha péssima memória), disse algo mais ou menos assim:"Para os primeiros 15 minutos beleza é imporante, mas, depois, você precisa ter algo à mais para oferecer".
Concordo. O impacto da beleza é hipnotizante, o "belo" de todas as maneiras na arte, na vida, nas pessoas, é muito sedutor, atraente. Porém, tem um efeito rápido, efêmero e até estúpido de entender. Como uma maldição. 
Delícia é estar com alguém bonita, gostosa de SER! e não só de ESTAR!
Ser bonita nas atitudes, nas escolhas, no olhar, com as pessoas. SER bonita na vida demanda personalidade. Não é fácil.
ESTAR bonita é mais simples. Uma roupa bacana, alguns acessórios, uma escova no cabelo, uma maquiagem para esconder defeitinhos, resolvem.
Ser bonita com você, é entender que nem todo dia, é dia de se arrumar e fazer mil coisas pela beleza. Tem dias que aquele pijama velho, aquele cabelo bagunçado, a aquela cara feliz, aquele bom humor besta, te deixam a mulher mais linda do mundo por nada.
Estar bonita por fora, para os outros, e feinha por dentro também não é bom não. As aparências enganam mesmo e na cara dura. Quantas vezes estava linda por fora e um caco por dentro.
Na busca de nos vermos melhores no espelho muitas vezes não nos enxergamos melhores na vida e com nós mesmas.
Outro dia vi uma campanha da DOVE. FANTÁSTICA! dica da minha amiga Priscila Galante "Retratos da beleza real" (vale a pena ver joga no google) onde chamaram um artista forense que trabalhou no FBI fazendo retrato falado. Eles colocaram algumas mulheres, sem que ele pudesse ve-las e elas se auto descreviam. Depois outras pessoas que tiveram contato com essas mesmas pessoas também as descreviam.
Resultado: sempre haviam dois retratos falados da mesma pessoa. Um feito por ela e outro por um desconhecido. Chocante, impressionante e triste foi ver que todos os retratos onde as mulheres se descreviam eram infinitamente feios e ressaltavam qualquer detalhe como um super defeito.
Isso demonstrou que até as pessoas bonitas por fora se enxergavam feias, se depreciavam ao extremo.
Cada uma conseguiu perceber que precisava se gostar mais, precisava valorizar o positivo nelas.
Nós somos muito exigentes com nós mesmas. E será que as pessoas são assim com a gente? 
Aposto que não. 
Nós precisamos entender de uma vez por todas que vamos envelhecer, que o corpo vai mudar, que o charme vai ser outro, que a razão de ficar junto vai ser mais que aparência.
Acho que só Afrodite não envelheceu, e só porque ela era uma Deusa! Ou ela também envelheceu mais ninguém divulgou.
Ainda não inventaram pílulas da beleza eterna, nem elixir da belezura imortal, nem cápsulas para te deixar linda de morrer para o casamento da sua amiga, ou o jantar com aquele mocinho simpático... portanto, talvez gastar menos com isso, se preocupar menos com tudo isso, e gostar mais da gente como a gente é, ressaltar nossos pontos positivos, seja bem bacana. Porque esse coxão só você tem, essa boca grande só você tem, esse cabelo ondulado só você tem, esse SEU jeito, essa SUA beleza só você tem!
O resto é só cópia barata de alguma Afrodite.

E pra essa Afrodite eu tenho um recadinho...vai se catar no Olimpo sou mais EU! Sou mais NÓS todas queridinha!

4 comentários:

Luana Passarinho at: 17 de maio de 2013 às 03:59 disse...

Que texto lindo, cheio de positividade e beleza. Vi o vídeo "Retratos da Real Beleza" e achei muito lindo, explicativo e real. Brigada por nos indicar. Brigada por ser essa pessoa linda que nos deixa a cada quinta-feira (a tão esperada quinta)textos lindos que eu sei que "ajuda" diversas pessoas e especificamente mulheres.

Um beijo grande.
Flores!

Marcela Moretto at: 17 de maio de 2013 às 09:40 disse...

Minha Flor Passarinho...
Obrigada você por se manter perto lendo e comentando minha escrita.
Me sinto de verdade lisonjeada te ter você lendo minhas coisas, já que é uma leitora cheia de talento e referências boas. Tomara que de alguma forma o que eu escrito, o que eu tenho para falar de maneira até crônica seja bom para alguém.
;-)
beijo com carinho


Anônimo at: 25 de novembro de 2013 às 10:07 disse...

Para se ter alto estima não precisa ridícularizar a cultura antiga .... Precisa rever seus conceitos amiga..abraç

Marcela Moretto at: 2 de dezembro de 2013 às 07:01 disse...

Opa!! concordo! mas, discordo, porque não ridicularizei, apenas, fiz um paralelo, brinquei com a história da mitologia grega para ressaltar as nossas cobranças com relação a beleza nos dias de hoje.
Também acho que auto estima é mais, muito mais que isso. Auto estima a gente nota no sorriso aberto, na palavra positiva, no comportamento adequado.
Obrigada por ler e comentar. Da próxima vez fique a vontade para se identificar, assim podemos bater um papo. É sempre bom dialogar sobre o nosso ponto vista diante de outro olhar.
Abraço

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.