sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Florais da gentileza


Você já ouviu falar em Florais de Bach? Então, Florais de Bach foi desenvolvido pelo Dr.Edward Bach, um médico britânico. São essências florais, um “preparado natural, geralmente elaborado a partir de flores maduras, plantas ou ainda arbustos ao qual se agrega brandy ou álcool natural como conservante”. Há muitos anos e por muitas pessoas é usado como terapia complementar, medicina alternativa na ajuda contra depressão, ansiedade, agressividade, insônia, apetite, circulação, digestão, e mil e outras situações. Tem pra tudo, ou quase tudo, e até cachorro toma floral hoje em dia.
Eu tenho uma alma meio esotérica e holística porque sou pisciana, mas, por incrível que pareça nunca tomei floral. E por mais incrível que pareça ainda eu acredito que faça bem. Não que para tomar floral você precise ser pisciano, ou alternativo, mas, você precisa ao menos simpatizar com o assunto.
Caso você seja cético, pragmático, e acredite somente na medicina alopata creio  que o caminho da homeopatia não vai te agradar muito. E por um único motivo, você precisa acreditar que as tais gotinhas vão te ajudar, vão te curar ou pelo menos minimizar sintomas. Claro que tem a parada toda científica no meio e os estudos, mas, eu penso que é muito mais uma melhora emocional que interfere no físico que qualquer outra coisa.
Falo tudo isso não porque estou vendendo floral e quero te convencer de algo, mas, porque no nosso dia a dia temos essas gotinhas muitas vezes de outras maneiras.
No meu caso eu costumo "usar" 3 gotinhas por dia que me ajudam e muito a ter um dia melhor e a dar um “up”. Essas 3 gotinhas de uma forma muito simples me conectam com coisas boas e positivas.
São elas: o borracheiro, o bilhetinho do  senhorzinho da rua e o fiscal do ônibus da linha 2100.
Calma! Não é o que você está pensando.  
Explico. 
Todos os dias pelo meu caminho a pé passo por uma borracharia e todos os dias o borracheiro educadamente faça chuva, ou faça sol me diz bom dia.
Outro dia andando a pé pela rua de casa, encontrei um senhor bem vestido, alegre com uns papeizinhos na mão. 
Ele me parou e disse: Moça boa tarde posso te dar 3 palavras? E me entregou um papel com as palavras: Paz, harmonia e tranquilidade. E complementou pense nessas 3 palavras sempre; deseje que elas estejam em você e na sua vida. E continuou andando pela rua e entregando para os escolhidos seus bilhetinhos com as palavras.
E quando venho trabalhar, ao voltar pra casa, na fila do ônibus, tem um moço o fiscal da linha 2100, que toda vez que subimos no ônibus diz: Pessoal, boa tarde e boa viagem.
Essas são minhas 3 gotinhas que uso como se fossem florais e me fazem bem. Essas 3 situações ridiculamente simples me causam um conforto e bem estar imenso. 
Por que? Porque eu acredito que vou ter um bom dia quando o borracheiro me deseja isso, porque eu leio todos os dias o bilhetinho com as 3 palavras que o senhorzinho me deu e acredito nelas, por que acredito que voltar para casa mesmo num ônibus apertado, que as vezes quebra é uma boa viagem, porque vou voltar para meu porto seguro, para meus filhos, para o meu canto depois de um dia produtivo e cansativo de trabalho.
Assim como os florais, a homeopatia, todos os dias é sagrado, precisamos ter pequenas doses de gentileza, carinho, alegria, atenção e educação. 
É quase vital para todo ser vivo ser tratado e se tratar com gentileza. São nas pequenas coisas, nos minúsculos pensamentos que grandes coisas acontecem.
Essas miudezas se alastram de tal forma que se a gente permitir tomam conta da vida e a fazem mais leve e gostosa. Meio vida FIT, linda, leve, saudável e feliz.     
Se não resolvem tudo, melhoram sintomas desagradáveis. 
Não deveria ser algo sobrenatural, mas, natural. Contudo nós, brasileiros não estamos tão acostumados a essas coisas, e diga-se de passagem soa até esnobe ter um pouco a mais de educação e bons modos.
Pra uns pior que isso é ver essas pequenas coisas como florais que você toma todos os dias como “remédio” para ficar bem, parece sem dúvida desequilíbrio, insanidade mental.
Paciência. Não vejo assim. De médico e louco todo mundo tem um pouco como diz o dito popular e cada um se medica como lhe convém.
E se mal não faz, que possamos buscar diariamente aquilo que nos faça melhor. Seja numa leitura, numa conversa de amigas, na troca de gentilezas, no cuidar da nossa casa, do nosso arredor e de quem está com a gente.
Tenho certeza que esses “remédios” naturais curam boa parte da nossa artificialidade cotidiana. 
Andamos doentes. Nossa maior doença epidêmica é se comportar como a grande maioria sem perceber ou até de propósito. Vamos no embalão, e ai é ladeira a baixo.
Não sou doutora de nada para prescrever nada para ninguém, mas, sabe aquele unguento caseiro que passa de vó, pra mãe, pra tia que passa pra todo mundo,  que cura ferida, corta febre e faz andar? Pois é, é disso que eu estou falando. Esses florais da gentileza são mais ou menos isso.    
Se você é da minha turma, daqueles que acreditam que basta crer pra ver acontecer, dobre a dose diária, preste atenção a sua volta e faça a sua parte em dobro também. Espalhe gentileza. Engula gentileza. Respire gentileza. Veja gentileza.
Se você não é dessa turma, dê uma chance para os florais da gentileza, eles são milagrosos, mudam humor, estado de espírito, e fazem pessoas mais felizes. Aposto que mais feliz todo mundo quer ser e não tem contra indicação nem efeitos colaterais né. 

0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.