quinta-feira, 22 de março de 2012

Lixo


Primeiramente esclarecer que esse texto não se trata do movimento de uma ativista ninfomaníaca (ninfomaníaca foi boa! Nem tenho mais idade pra isso) que vai sair na Avenida Paulista sem roupa com o corpo todo pintado para protestar.
Trata-se de dizer, por pra fora e no lugar certo essa questão do lixo.
Lixo material papel, embalagens, utensílios domésticos etc, etc... e lixo emocional.
Ando extremamente intolerante com isso. Tenho notado uma cidade (São Paulo) suja! Em todos os sentidos. São coisas despejadas nas ruas, paredes pichadas, monumentos deteriorados...lixo! e pessoas andando pra lá e pra cá, cheias de lixo também.
Além desse lixo material todo que cerca a cidade, existe o lixo moral, emocional, que ao invés de jogarmos fora, deixamos acumular. Tem uma mágoazinha aqui, um odiozinho ali, um nervosismo bem escondido, um comportamento leviano que ninguém viu, e ai a gente não joga fora. Ao contrário a gente guarda! Não sei porque, qual a intenção, mas guardamos.
Estudei em colégio de padre, onde algumas coisas foram ensinadas desde muito cedo. Algumas lições eram hipócritas. Mas uma delas era bem simples e útil: “Lixo no chão não! Eu tenho educação!”. Até hoje repito isso como um mantra. Entro em pânico quando vejo alguém jogando lixo na rua, me dá desespero ver uma pessoa (se é que podemos chamar de pessoa) jogando coisas com a maior consciência tranqüila em qualquer lugar e a qualquer hora do dia.
Dia desses em plena Avenida 23 de Maio um carro com dois casais de idosos, muito bem alinhados por sinal, jogaram dois sacos do Mc Donald’s cheios de lixo no meio da pista. Ah! Não tive dúvida! Buzinei e pedi pra baixar o vidro.
A Senhora toda sorridente abaixou o vidro.  Ai eu gritei: “Sua PORCA!”.  Ela me olhou chocada!  Fechou o vidro rápido como se eu fosse bater nela. E talvez fosse mesmo. Pior que lixo material é lixo humano.
Não sou dessas coisas (mentira sou sim), falar das injustiças, levantar bandeiras, ir tirar satisfação. Mas peraí... então, quer dizer que no Corolla dela o lixo não podia ficar, mas no meio da Avenida, no meio da cidade sim?!
Esse tipo de coisa é inaceitável, tanto pela sujeira como pela atitude e exemplo. Que são um lixo só.
Fico inconformada, quando no mercado, na feira, no Shopping, no cinema, em todos os lugares encontro pessoas tentando e conseguindo, o que é pior, expor todo lixo que há nelas. São pessoas que de alguma forma insistem em dizer um discurso bonito, falam de coisas da moda, reciclagem,  bulling, mundo sustentável,  mundo colorido, mas por dentro estão bem sujas, bem podres.
Não cuidam de si. E aqui não estou falando só de tomar banho, cortar as unhas, ter higiene pessoal. Estou falando de rever atitudes, eliminar o maior número possível de pensamentos ruins, negativos, estabelecer regras possíveis, viver um dia á dia mais limpo, agradecer, elogiar, ser educado com qualquer um, querer pra si e pro outro a mesma coisa sem nenhuma vírgula a mais ou á menos.
A cidade está precisando de um bom banho! Com água sanitária, sabão, esfregão. As pessoas por sua vez, precisam melhorar esse conceito de reciclagem pessoal. Precisam aprender que sujeira emocional tem um peso imenso pra todo mundo. O lixo emocional que não é reciclado vira aterro sanitário, onde nada pode se construir, ninguém pode ou quer ficar. Porque fede, é pesado e feio.
Ser politicamente correto, são de corpo, atitude e alma dá um trabalhão! Toma tempo. E precisa estar comprometido.
Mas é tão gostoso olhar pra gente limpo, olhar pro mundo e enxergar limpo.
É tão gostoso quando tem faxina em casa e tudo está em ordem, limpinho e leve.
Então eu sugiro... vamos fazer essa faxina?! Comece com você, com seus “probleminhas”, aquelas coisinhas de baixo do tapete, limpe tudo! Depois exija respeito com o lugar onde você mora, não admita esse lixo espalhado.
Vamos lá! Sem tirar a roupa e nem ir pra Avenida Paulista, mas fazendo essa limpezinha todo dia, a nossa vida vai ser mais clean!  

2 comentários:

Tiago Moralles at: 22 de março de 2012 às 14:29 disse...

Limpar faz parte da evolução.
Toda vez que a gente tira uma coisa daqui ou dali que está atrapalhando o andamento ou a visão, o caminho fica mais fácil.
As pessoas amadurecem. Física e psicologicamente.
Sem sujeira, sem problemas e sem mágoas.

Marcela Moretto at: 22 de março de 2012 às 15:34 disse...

Ti

Sem sujeira, sem problemas e sem mágoas..concordo.

Beijos

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.