quinta-feira, 8 de março de 2012

Romana 95%


Um dia desses fui buscar meu carro no mecânico. Como cheguei cedo, acabei entrando num cabeleireiro ao lado da oficina, para esmaltar as unhas. Eu sou prática, resolvo minhas necessidades pelo caminho, se o carro não ficou pronto, faço as unhas, passo no mercado e assim vai.
Quem me atendeu, e muito bem foi a Romana. Uma mulher de uns 40 e poucos anos, cheinha, morena, com cabelos pretos e curtos, com um sorriso largo, simpático e um sotaque carregado do nordeste, logo esbanjando alegria.
Ela disse: - Vai pintar de claro ou escuro? Quer dar uma olhada nos esmaltes?
Eu disse: - Quero uma cor vibrante. Puxando pro vermelho ou laranja. Acho que tomate.
Escolhi o esmalte e engatamos uma conversa. Conversa de salão de cabeleireiro geralmente se resumi a novela, falar mal de alguma artista da capa de revista, esmalte, dieta, cabelo, namorado/marido, amante... a conversa começa e termina sem muito aprofundamento, sem muita lógica e sem nenhum compromisso. Só distração. Quem está do lado escuta e também dá palpite, é uma bagunça.
Romana, perguntou se eu era casada, se tinha filhos. Eu respondi, já fui casada, sou separada há 7 anos e tenho um filho de 13 anos. Agora eu estou namorando (falei que namoro só pra deixar claro que não sou uma sozinha, bobagem de mulher).
Ela soltou um “nosssssaaaa um filho de 13 anos, nem achei que você tinha filho, é muito novinha”
Eu abri um sorriso da mais pura satisfação e agradeci. A idade não me incomoda, mas parecer mais nova não é nada mau. E aqui entre nós um elogio feminino tem peso 2.
Ela disse: “Sou casada e tenho filhos. Hoje a mulher tem que ser 100%. O marido quer a comida no prato e o prato na mão, a casa tem que estar limpa, a roupa impecável, os filhos bem cuidados e bem criados, tem que trabalhar e dividir as contas da casa, e ainda por cima a gente tem que estar bonita, cheirosa, bem humorada e disponível pro prazer do marido. Ah! E tem que estar de olho para vizinha não roubar seu homem.
E continuou dizendo: “Eu falo pro meu marido, não reclama não, você tem uma mulher 95%... 100% só se eu fosse linda como a Ana Hickmann e falasse inglês fluente”.
Dei risada. Fiquei pensando quantos por centos (%) eu estou sendo ultimamente? Considerando a Romana, também sou uma mulher 95%. Faço todas essas coisas que ela faz, mas não sou a Ana Hickmann e não falo inglês fluente. Na verdade acho que todas nós hoje fazemos de tudo pra ser 100%. Mas 100% é uma meta alta. É como ter todas as ISO 9000 de qualidade, perfeição e excelência, é como ganhar o Oscar de melhor atriz, o Prêmio Nobel, e estar na Lista das mulheres mais bonitas e ricas do mundo da revista Forbes, tudo ao mesmo tempo. Traduzindo em uma única e respeitável palavra: FODA! (desculpe o palavrão) Ou Impossível.
Ninguém é 100% nem pra si mesmo. A gente tenta. E tentar já é bastante cansativo.
Eu não vejo problema em não ser 100%, o problema é ficar deprimida, neurótica, psicopata, infeliz, por causa dos 5% que faltam! Isso é um absurdo!
Todo mundo tinha que deletar esses 5%, tinha que jogar na planilha na coluna perdas e prejuízos. Seria mais racional, ou mais humano.
A Romana acabou de esmaltar as minhas unhas. Ficaram boas.
Eu disse: “obrigada Romana, pelas unhas e pelo papo, foi um prazer”
Ela respondeu: “WELLCOME (rindo) minha cliente que fala inglês disse que nos Estados Unidos eles respondem assim. Que bom que gostou. O prazer foi meu, você é muito simpática volte mais vezes".
Hoje dia internacional da mulher eu podia falar de mulheres poderosas que mudaram e estão mudando o mundo como Dilma, Olga Benário, Leila Diniz, Elis Regina, Amy Winehouse, Coco Chanel... mulheres que apesar de tudo que foram, fizeram ou estão fazendo e sendo também são 95%.
Eu tenho mania de me afeiçoar e me encantar com o simples, o comum, porque é aí que está o extraordinário da coisa, por isso falei da Romana,uma mulher tão simples e comum como eu,  e você.
Talvez um dia nós todas mulheres 95% seremos 100% felizes por desencarnar dos 5% que faltam. Além do mais, a culpa é da matemática da mulher, que arredonda tudo pra baixo.

0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.