quinta-feira, 24 de maio de 2012

Um Padre no meu caminho


Toda vez que vou para o interior de São Paulo á trabalho é uma aventura á parte. Sempre vivo histórias divertidas.
Essa semana em Araçatuba não foi diferente. Apesar de profundamente apática para ir á qualquer lugar, o compromisso com o meu ofício me obrigou a entrar no ônibus e seguir.
Fiquei hospedada num retiro de padres. Providencial eu diria. Realmente estou precisando de silêncio e reflexão. Fiquei num quarto sozinha. Aproveitei pra ler, escrever e pensar.
Depois de um dia, já tinha lido, escrito e pensado, agora queria falar! Andei nas mediações e logo fiz uma breve amizade com o Padre Fernando.
Uma grata surpresa ser amiga de um padre. Ele me chamou atenção primeiro não vou negar, pela beleza. Quando ele falou que era padre, pensei "meu Deus, foi sem inteção! me perdoa!". Padre Fernando tem um sorriso aberto, os olhos azuis como de Jesus, um corpo de atleta e é muito simpático. Depois da conversa, vi que a beleza também vinha da certeza do caminho reto, da segurança do que ele quer pra si. Tem 31 anos e me disse que não fez a escolha foi escolhido por Deus. Que pra ele não foi difícil e nem é ser padre. Foi um chamado! Conversamos nos outros dias no mesmo horário, caminhando e falando. Foi tanta paz, tanta convicção juntas, que morri de inveja!
Falei pra ele:“Padre que inveja! do seu espírito livre! da sua vontade certa, do caminho que você segue sem receio, sem dúvidas. Que delícia ser simples, viver na simplicidade de existir”.
Ele sorriu com o meu comentário e disse:“Você é uma moça muito espirituosa, inteligente, forte. Seus olhos, seu sorriso mostram que você sabe o que quer, só não tem coragem de assumir, porque escolher é abrir mão de todo o resto.”
Claro que não encarei isso como uma cantada! Ele é um Padre!
Pensei...será que ele está certo? Será que eu sei o que eu quero e fico fingindo que não sei?? Porque o conflito faz parte da minha alma??!! Porque sofrer por amor é uma dízima periódica? Repete-se sempre, e sempre, e sempre. Como o amor é na sua vida?
Falei de mim como em confissão, sem muitas ressalvas, de peito aberto. Ele escutou como padre, fez observações, e deu conselhos como amigo.
Perguntei muito também.“Você come pizza? Você vê novela? Você tem vontade de beijar na boca?” Foram tantas perguntas que teve um momento que ele falou:“Você é sempre assim curiosa e atrevida?!” Fiquei sem jeito, pedi desculpas. Só na minha cabeça fazer essas perguntas e achar que um padre, não era um homem, mas um avatar. Totalmente louca.
Ele disse:“Não peça desculpas, ser curiosa, ser atrevida são qualidades. Você deve ser assim com tudo, porque isso irá te fazer descobrir coisas, e escolher o que quer. Quem não experimenta não conhece e não vive a certeza da escolha, além do mais, moça bonita não fica sozinha nem em novela mexicana!rs mas tem que viver, experimentar e escolher”.
Gente! Ele não é lindo! (com todo respeito). Como pode alguém com 31 anos ser assim tão bem resolvido?! Isso com certeza é espiritual.
Nossa amizade durou bem pouco. Eu sei que provavelmente não vou mais ver o Padre Fernando. Pena. É bom ter gente tranqüila, de espírito leve por perto. Isso acalma os medos, a ansiedade.
A noite no meu quarto rezei e agradeci mais uma vez esse cuidado divino que Deus me mandou. Pedi também. Pedi que a minha vontade seja sem macula, sem medo, sem vergonha, e que a certeza do caminho possa ser tão forte como um CHAMADO! Eu quero isso. Quero até matematicamente falando, com a exatidão de 2 + 2 = 4.
Das coisas que conversamos ficou muito. Ficou a certeza que o melhor ainda está por vir, que nada, nem uma folha cai no chão sem o consentimento de Deus, que as nossas escolhas trazem conseqüências doloridas, mas que o amor é maior sempre! E se é amor, O AMOR vencerá! Parece um pouco de auto ajuda.
E daí?! Dane-se! Se ajuda, se coloca pra cima, se faz seguir, qual o problema de se auto ajudar?!  Bobagem é ficar cheio de coisas negativas em volta, deixando isso te deixar pior.
O Padre Fernando na nossa última conversa me deu um abraço de amigo, de carinho e disse: “Moça acalma seu coração!”
Tomei um susto! E disse:“Eu já ouvi isso esse mês! Foi Chico (Rio São Francisco) que me disse a mesma coisa”.
Ele abriu um sorriso lindo e terminou:“O Chico também é meu amigo e mandou eu reforçar o conselho”. Rimos, eu e ele cúmplices.
Ainda estou por aqui, logo volto a minha rotina louca de São Paulo (terra que amo), ao meu canto. Não sei se de coração mais calmo, mas com certeza volto cheia de alegria por saber que tem gente, rio, céu e terra... que me amam! E isso é bom demais da gente saber.

2 comentários:

Ale at: 24 de maio de 2012 às 14:18 disse...

Amem Ma! Cuide-se ai! Ajoelhou tem que rezar! Saudades de voce! Bjo, ja ja to de volta, adorei o texto!

Marcela Moretto at: 28 de maio de 2012 às 11:49 disse...

Ale,
Que bom que leu e gostou. Tô me cuidando..tô rezando tb..rs

Saudades sempre.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.