domingo, 6 de maio de 2012

Falando com Chico



Hoje naveguei pela Foz do Rio São Francisco. Quando notei ele também navegava em mim.
Uma experiência singular, única, e pura.
Fiquei muda diante da imensidão, das dúvidas, do caminho.
Fui ficando cada vez mais introspectiva, como ele. Queria falar com Chico, ouvir o que ele tinha á me dizer. Suas histórias, seus segredos.
Por um tempo Chico foi quieto também. Pra me sentir, pra me conhecer e me entender. Me senti minúscula! É muita grandeza.
Chico é assim imenso. Cheio de energia, suas águas são calmas, mas fortes, seu movimento leve. Chico não pretende mudar nada, só seguir.
Ele não quer afogar ninguém, só conduzir.
Essa é a diferença do mar e do rio. A diferença das pessoas que cruzam nosso caminho, nossa história de vida.
Essa sou eu. Um pouco rio, um pouco mar. A minha parte rio é calma, centrada, madura, só quer seguir. Mas minha parte mar é inquieta, inconstante, menina, quer sempre mudar. Por isso é vulnerável, volúvel.
Chico me disse coisas, porque eu perguntei.
Chico é matuto, maduro, velho sábio, só fala  quando quer ser ouvido. E com certeza não é pra todo mundo que Chico tem algo á dizer.
São seus segredos, seus tesouros, respostas submersas nas suas águas.
O passeio foi seguindo. Eu entrei no rio. Fiquei pouco. O rio me batizou.
Perguntei pra ele: - Qual era o meu caminho? Qual era o caminho certo? O do coração? O da razão? Porque é tão difícil encontrar o equilíbrio dessas águas?
Chico respondeu:  - " Moça segue! deixa fluir! Acalma seu coração, aquieta sua alma, quando você menos esperar o seu rio e seu mar vão se encontrar".
Mais um pouco se deu o encontro das águas do rio São Francisco e do Mar. Os dois se abraçaram como grandes amigos que sempre são amáveis quando se encontram. 
Foi lindo!
Eu não disse nada. Não havia nada á dizer.
Agradeci em silêncio, porque o silêncio também é uma forma de oração.
Do Chico estou levando muito. Experiência, beleza, luz...
E com ele deixei um pouco de mim. Na verdade só o meu medo.
Desci do catamaram encantada, cheia de energia,  poder, luz, cheia do Chico...meu velho e grande amigo.

0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.