quinta-feira, 7 de junho de 2012

A minha vizinha de baixo




Não temos amizade. Ela mora no 18º andar, embaixo do meu apartamento. É delegada. Nos encontramos sempre nos mesmos horários no elevador. E hoje acho que nos encontramos na mesma situação emocional. Ela tem dois filhos. Adolescentes estranhos. Não interagem, e ás vezes brigam, percebo porque gritam e batem portas. Brigar é raro, mas um dia o pau foi feio. Eles gritavam, ela tentava apaziguar, ai pensei putz ela é delega trata com bandidos e não consegue se impor com dois adolescentes. Eu sei, eu sei, tratar com adolescentes ás vezes é a mesma coisa que subir no morro bater no peito e gritar:"Ei sou polícia e sem armas"... ou seja, uma loucura!
Há pouco tempo atrás ela estava namorando, um cara novo, bonito, eles combinavam. Acho que durou um ano.Nesse período, ela estava mais feliz, de verdade. Ela emagreceu, se vestia mais despojada, malhava, ia ao cabelereiro, ela tinha ele.  
Ontem a encotrei no elevador. Estava abatida, com cara de cansada. Cansada da vida, cansada emocionalmente, fisicamente, cansada dela mesma. Num instante ela pareceu meu reflexo no espelho. Esse tempo cinza me deixa assim, sem muita inspiração, sem muitos motivos. É o sol que me esquenta, é a paixão que me move, é o encontrar alguém que me coloca nas nuvens que me faz ir. Não somos amigas, mas somos mulheres. Vivemos da mesma forma, correndo, sustentando uma casa, cuidando de filho, cuidando um pouco de si, e a cada dia  abandonando alguns sonhos.
Apesar da nossa semelhante vida, não pareço com ela. Ela tem um jeito triste, nos olhos azuis dela tem um infinito de tristeza. Posso estar completamente errada, talvez ela seja somente discreta, na dela. Mas, honestamente parece triste. Quando ela estava namorando, numa noite de sexta, eu na minha cama lendo, ouvi uns gemidos, uns susurros...parei e prestei atenção. É, era isso mesmo! a delegada estava mandando prender e mandando matar. Abri a janela e quase gritei:"Uhuuu! mandou bem delegada!" mas com certeza isso não seria adequado e ela poderia considerar um desacato a autoridade. Quando o elevador chegou no térreo eu fui pra um lado e ela pro outro, mas ambas procurando um caminho, procurando a saída desse labirinto. Não somos amigas, mas de alguma forma eu desejo o melhor pra ela. Desejo que ela logo volte a sorrir, a se maquiar, a se cuidar, a voltar a ter as suas noites quentes. Desejo pra ela e pra mim, coisas assim. E logo quero encontrá-la no elevador com seu novo par, quero olhar pra ela e dizer metalmente:"É isso ai delegada, seja feliz!"
Não somos amigas, mas somos vizinhas de vida. E a política da boa vizinhança sempre funcionou comigo. 


0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.