quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Desejada sorte



Final de semana passado estava na Argentina com algumas amigas. Foi uma delícia. Quatro mulheres, suas histórias, suas loucuras e suas vidas na Argentina.
Argentina é um país lindo! O povo gosta de cultura, de política, o vinho é sempre bom... mas anda sofrido. O país está em crise. Cada rua mostra que o lixo é grande, o descuido também, o glamour não é mais o mesmo, o desemprego existe e a qualidade de vida piorou. Problemas enfrentados por todo país que está se recuperando ou tentando encontrar o equilíbrio.
Logo quando cheguei fui jantar. Sozinha. Pois, minhas amigas perderam o vôo em São Paulo. Tomei um táxi e fui num restaurante, maravilhoso diga-se de passagem. Sentei, pedi o couvert,  o jantar, a água, e uma taça de espumante. Jantar completo! Mais ou menos. Sentei numa mesa pra duas pessoas, e como fui sozinha o lugar ficou vazio. Então, faltou alguém. Mas isso não foi problema. Adorei o jantar, inclusive estar sozinha.
Quando estava indo embora agradeci, e ouvi de volta do garçon um “suerte senhorita!” como resposta.
O Argentino tem o costume de dizer e desejar “suerte” para as pessoas a cada momento. “Suerte” para o argentino, é como “Wellcome” para o americano. É uma expressão cotidiana, mais ou menos isso.
Parei pra pensar o que era suerte?  O que era sorte?
Sorte pra mim são muitas coisas. Não é só ganhar num jogo de azar. Acho esse o menor significado dessa palavra.
Sorte é encontrar o amor e não perder, é saber exatamente o que quer, e também o que não quer, é ter pra quem voltar, porque voltar. Sorte é continuar amiga dos seus amigos de infância, de vida, mesmo cada um sendo diferente e a correria do dia à dia atropelando tudo. É reencontrar pessoas perdidas no caminho e sentir exatamente os mesmos bons sentimentos.
Sorte é ter saúde apesar de toda contaminação que existe no mundo. E aqui me refiro ter saúde moral, espiritual e física.
Sorte é muitas vezes não chegar atrasado diante de uma oportunidade. É o famoso estar na hora certa, com a pessoa certa, fazendo a coisa certa. E nesse instante de sorte tudo mudar 360º.
Num livro que li e que não me lembro o nome, um personagem achava que tudo que ele tinha, fazia, era sorte. Ele escova os dentes e dizia: “Que sorte ter esses dentes perfeitos!” ele tinha fome, encontrava algo no armário e dizia: “Que sorte ter esse macarrão aqui pra esse momento de fome”... e por vai. Tudo, literalmente tudo, pra ele era uma manifestação de sorte. Sem dúvida, existiam outras razões práticas para os acontecimentos, mas ele atrelava isso a sorte.
Não deixa de ser positivo pensar que a sorte está com você em todos os sentidos e momentos. Se você fizer o exercício de achar hipoteticamente que tem sorte, e vive a sorte, você fatalmente será um puta cara sortudo!
Quantas vezes algo de azar, algo não tão bom acontece, e logo em seguida torna-se o maior ato de sorte? Isso acontece. Isso é sorte.
Eu sou uma moça de muita sorte! Vivo por aí conhecendo gente, fazendo amigos, enchendo meu coração de histórias, minha cabeça de ideias, meu olhar de novidades.
Na minha estrada tenho tido a grande sorte de sorrir mais que chorar, tenho tido a sorte de caminhar com alguns que amo e a sorte de deixar ir quem quer ir por escolha e opção.
Sorte é entender que o coração do outro pode escolher ir, querer ir. Azar é sofrer de se perder porque não consegue aceitar. Nesse caso posso ser um pouquinho azarada.
Sorte é uma palavra de significados bons, que só de ouvir enche o vazio desses sentidos felizes.
Quando você come comida chinesa vem aquele biscoito da sorte. Nele sempre tem uma frase, e alguns números para apostar. O chinês, o japonês, o ser humano acredita na sorte e quer ter essa sorte por perto. Nós sempre apostamos alto nela. É místico também.
A gente faz simpatia, faz oração, faz pedido para obtê-la.
Sorte é prêmio em qualquer sentido.
Sei que o garçon usou uma expressão automática ao me responder suerte, mas talvez me vendo ali jantando sozinha, ele quisesse dizer com o seu suerte assim: “Dá próxima vez tenha a sorte de vir acompanhada de um simpático rapaz”. Isso é o que meu coração açucarado pensa.
Sorte grande vai ser ter uma boa memória, não esquecer daqui alguns anos que foi  maravilhoso passar quatro dias na Argentina com três mulheres incríveis! e poder fazer tudo de novo com 60 anos.
Engraçado é que hoje reencontrei um amigo de colégio, e no final da sua mensagem ele me desejou sorte também. Acho que muitas pessoas me desejando sorte só pode ser coisa boa e um presságio que ela está por perto.
E como num biscoito de sorte vai a minha mensagem pra você ...
“Desejo que a sorte venha até você, te pegue pela mão, te convide para uma volta, te escute e por fim deixe contigo um pouco dela pra você usar quando quiser”
Sorte pra nós, pra nossas escolhas e nossos destinos.

    

2 comentários:

Vinicius pierri at: 24 de agosto de 2012 às 03:10 disse...

Parabéns, adorei!!

Marcela Moretto at: 24 de agosto de 2012 às 08:30 disse...

Obrigada Vini!
Sorte minha ter vc por aqui..
beijo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.