quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Expectativa X Realidade



Nessa semana fui jantar com uma amiga. Entre uma taça de vinho e outra, falamos sobre nossos momentos atuais, comentando também sobre algumas coisas do passado claro.
Comentei com ela sobre um filme que já vi algumas vezes “500 dias com ela”. É um filme bem gostosinho de ver. A história de amor é atual, moderna, o fim também é moderno. O filme tem uma fotografia bonita, doce. O casal do filme é um moço completamente apaixonado por uma moça nem um pouco apaixonada por ele. Não vou contar o filme. Mas numa das cenas a moça convida o rapaz para uma recepção no terraço do apartamento dela. E nesse momento o diretor do filme teve uma sacada ótima, ele divide a cena em duas na mesma tela. De um lado está a expectativa do moço e do outro a realidade dele. Ambas acontecendo simultaneamente. O filme diz sobre alinhar a expectativa à realidade.
Claro, que ambas as coisas são totalmente opostas no filme. Mas ai vem a pergunta: Só no filme??
Porque na minha vida a expectativa e a realidade são desencontradas, são como duas vizinhas brigadas que nem se olham, que nunca conversam.
Vivo uma expectativa pisciana, de sonho, de paixão, de príncipe encantado com direito a ser rica, linda, famosa e viver eternamente feliz com um corpinho de 30 anos. Mas a realidade é sólida! Trabalho, pago contas, cuido da minha vida, tenho minhas decepções amorosas, sofro, choro, vou no mercado, fico aborrecida quando alguém fura a fila, tenho alergia à cachorro, vou a jantares com amigas especiais. Tudo perfeitamente normal!
Confesso minhas expectativas são compatíveis a de uma Deusa Grega! Que pode tudo, quer tudo e pra já. Mas minha realidade definitivamente não se comporta assim. Acho que a de ninguém. Minha realidade é bem plebéia revoltada mesmo. Mostra que a vida é rotina.
Falando com a Bruna, minha amiga do jantar, ela diz que a expectativa dela também é diferente da realidade, isso me conforta (mais ou menos, ela é uma doce pisciana como eu).
Mas é bom saber que no mundo tem gente que pertence a turma da “expectativa que  não casa com a realidade e vivem felizes para sempre”.
Eu sei que menos trabalho dá quando se vive de realidade, de chão. Porque é bem mais tranquilo esperar o razoável e receber o aceitável.
A minha expectativa é viver como uma garota sem compromisso, a realidade diz que sou quase uma senhora cheia de compromissos. E isso me obriga a ser mais realista com tudo. Dói! É pesado e real.
Esse é o conflito que existe na minha vida “ser ou não ser eis a questão!”  
Outra dia, outra amiga disse que conheceu uma moça que tinha a vida dela toda planilha no excel até muitos anos pra frente. Penso que isso deve ser um porre! Mas com certeza a expectativa dela é alinhada à realidade dela. Contudo, vou adorar ver a vida dela toda planilha no excel dar outro resultado no fim.
Porque não sou Deus, mas sei perfeitamente que não há nesse mundo alguém que saiba exatamente quantas e todas as lombadas que existem no caminho à seguir.
Vai ter ora que você vai ter que acelerar, logo depois vai ter que andar devagar, e muitas vezes quando nada depende de você, você vai ter que sentar na beira da estrada e tomar uma Coca Cola até tudo se resolver.
Todo começo do ano faço uma coisa que muitos fazem. Uma lista. Do que quero e do que não quero mais. No fim do ano acaba virando uma lista de expectativa e de realidade, ás vezes com resultados bons, outras com resultados abaixo do esperado.
Bom assim é a vida. Um eterno“Vivendo e aprendendo a jogar... NEM SEMPRE GANHANDO NEM SEMPRE PERDENDO MAS APRENDENDO A JOGAR!” (Ellis Regina).
Em clima de olímpiadas quantos atletas se preparam 4 anos para em minutos cair de cara no chão com a realidade. E como fica toda expectativa?! Mas, então de novo depois de mais 4 anos lá estão eles tentando alinhar a expectativa á realidade e ganhar feito heróis.
Tentar! Essa é a palavra que cabe no meio da expectativa e realidade.
Então fica assim:
Minha expectativa, minha tentativa, e minha realidade... isso que vale no jogo tentar alinhar as três coisas.
E hoje eu de dedos cruzados prometo ter uma expectativa mais realista daqui à 40 anos! E o agora?!... Ah! agora vai ficar como tá mesmo... muitos jantares gostosos cheios de expectativas de uma noite boa, que acabam com bons papos realistas entre amigas.
Afinal, meu medo é não ter essa minha doida expectativa e só viver dessa boba realidade.

0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.