quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Livro Eu



Cada pessoa é um livro. Somos leituras de histórias diversas e diferentes. Histórias tristes, alegres, dramas, fantasias, romances, mentiras, violências... ficções e aventuras. Somos um livro Best Seller na melhor versão sangue, suor e lágrimas. E tudo mais que o roteiro permitir.
Você conhece alguém quando lê esse alguém. Lê de cabo à rabo. Lê de trás pra frente. Lê e se interessa, lê e se decepciona. Lê o olhar, o corpo, o coração, a cabeça dessa pessoa livro.
Quem você está lendo por ai? 
Muitos me conheceram, mas poucos me leram na íntegra, e menos pessoas ainda me entenderam nas entrelinhas.
Poucos tiveram a delicadeza, a gentileza de olhar mais que a capa. Poucos reconheceram os meus capítulos. Até porque sou uma leitura complexa mesmo. Mas dispenso manual.
Eu peço.
Me lê. Me conhece. Chora comigo, ri das minhas loucas bobagens, se encanta com a minha coragem de viver, se decepciona com a minha postura conformada, briga comigo, depois me abraça e fica de bem no capítulo 8. Eu perdoo sempre. Se apaixona por mim.  Me odeia, mas só por algumas páginas.
Sou esse livro, ás vezes doce, e outras de capa dura. Sou esse livro infantil que conta estória pra dormir, e também sou o livro sujo, promíscuo e profano. Sou esse livro grifado, cheio de anexos e pecados pra entender.
Sou cheia de metáforas, de conversas íntimas, de diálogos longos e profundos. Mas, também sou estória bobinha que serve só pra fazer rir.
Me lê. Sente a minha conversa, pede uma bebida pra mim e pra você, se solta, se entrega, exagera na ilusão.
Me lê a meio luz, meio apagada, ou no breu, que aí eu apareço mesmo. Apareço cheia de detalhe, cheia de mistério, cheia de vontade, saudade e luz.
Me lê. Lê a minha loucura emocional e não só minha sanidade real. Lê meu desespero por morrer de amor e encontrar o amor que traduz o “e viveram felizes para sempre”.
Me lê. Você não sabe quantas coisas posso te contar, quantas quero te dizer, só pra você se interessar, só pra te ganhar, só pra ter. Ter você meu brinquedo, meu desejo, minha ilha deserta, minha distração preferida! Ter minha sedução atendida.
Me lê como livro usado, gasto, com anotações particulares. Lê como se fosse livro novo cheirando à gráfica ainda. Lê como se eu fosse Shakespeare, ou o vagabundo Bukowski. Lê o que eu escondo de Nelson Rodrigues em mim.
Lê e me imagina como você quiser. Lê esse sonho e essa verdade. Veja que as mentiras que eu falo de mim são folclore que de tanto contar acabam virando mais que lenda.   
Lá no capítulo 10 eu vou me trair, e depois me arrepender, sofrer e me querer de volta. Porque eu sou livro de amor, romance que acaba bem e tem final feliz!
Lê essa história minha, e só minha, que é confusa porque é pra você se perder e se achar em mim como num labirinto de espelhos ou numa cama de amantes.
Lê devagar, lê me devorando, e depois volta na página 1 pra começar de novo, só pra me decorar.
Lê o final primeiro, pra entender o começo de mim.
Lê como oração, canção e poema pra curar as dores da alma.
Lê como “Pequena Criatura” da Luana e "Barzarzinho" da Fabi Koller.
Lê meus defeitos de ortografia, e mesmo assim não me crítica, não me julga, não me abandona.
Lê.
Depois de tudo lido, relido e entendido, ou desentendido... me coloca na sua estante só pra se exibir. Eu deixo. Mas aviso: Só quando eu quero deixar!
Mas, se você quiser... me carrega contigo. Na mochila, no coração, no pensamento, na lembrança de uma citação, no som da minha risada, na sua vontade de ficar, na estrada que você tá seguindo, na sua carne. E se você gostar, me coloca na cabeceira, e toda noite olha pra mim com vontade de me ler mais uma vez.
Eu sou livro. Eu sou palavra. Eu sou a vontade de ser lida por você.
Me lê e boa leitura.

4 comentários:

Anônimo at: 2 de agosto de 2012 às 10:56 disse...

As pessoas evitam ler umas as outras pelo medo de se ver nas páginas que estão por vim... Viver sem saber parece mais cômodo, mas essa inercia só serve para aqueles que não querem se descobrir!

Marcela Moretto at: 2 de agosto de 2012 às 13:52 disse...

Lindas palavras!! concordo de forma doída porque já fiz isso...já negligencie muita leitura boa e a minha própria leitura. Por medo, por amor, por desamor ao desconhecido, ou que estava por vir e ser.
Mas, hoje só quero ler! Ler todos e ler muito...
Beijo
*obrigada por me comentar!

Waldir Mello at: 3 de agosto de 2012 às 08:40 disse...

 Minha querida Marcela(writer,not blogger) ler voce é um doce deleite,voce navega nas mais inusitadas situações com a maestria de Machado e a adoravel irreverencia de Clarice.Quando lí "Presente de Aniversario",adorei."Verbos e outras coisa" é mestrado em letras.Mas em "Livro eu",me apaixonei.A capa é linda,a leitura flui, e fica um gostinho de chocolate com morango na boca,na alma.Fica assim: Voce,Clarice,Cecilia,Machado e Drummond. Vc é um livro de amor e romance. Sou seu fã incondicional ! Parabens!!! Beijos!!!

Marcela Moretto at: 6 de agosto de 2012 às 10:35 disse...

Waldir...

Que coisa deliciosa saber que sou aos teus olhos tudo isso...esse livro todo!rs

Tô escrevendo com a alma e coração... acho que isso é o bastante para deixar qualquer coisa boa né.

Obrigada pelo carinho sempre! Adorooo! beijos

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Marcela Moretto

Marcela Moretto
Uma mulher, uma menina, uma criança...tentando aprender.